Casa de Camilo

Camilo Castelo Branco

Camilo Castelo Branco
"desenhos do rui" clicar na imagem

Seide Saúda-vos!

27 de junho de 2011

Muitos cegos à luz da vela... em Landim!

Na foto: Professor Paulo Braga, coordenador das Noites de Insónia.

Na última reunião de «Insónias» - 15 de Junho, dia do eclipse lunar, também a bateria da máquina fotográfica 'eclipsou' e as fotos são as que se seguem, à luz do candeeiro público e tiradas com o telemóvel.


Numa noite que se pretendia o mais realista  possível à do "Cego de Landim", o cenário foi o mais próximo do da época e até a luz ténue quase nos cegou a todos, à comunidade de leitores de Camilo Castelo Branco. No local mais apropriado, por ser perto da casa onde viveu o 'cego', no adro da capela de Landim, estes saudáveis morcegos esbugalharam as pupilas e leram... leram... leram... trechos da obra camiliana: O Cego de Landim, englobado nas "Novelas do Minho", das edições Caixotim, à venda na Casa de Camilo.

De livro em punho, olhos na leitura - e ao alto, na esperança de ver a lua (des)aparecer - assim decorreu mais uma Noite de Insónias, animada pelos trechos de leitura espirituosa que Camilo muito empresta a esta novela. Quase diríamos que, se houvera tempo, teríamos lido, ali, sentados no murinho que cerca a capela, todos os onze capítulos e mais a conclusão, tal foi o entusiasmo por tão deliciosa escrita.

O vinho do Porto oferecido pela Casa de Camilo, mais os bolos que vão sendo, rotativamente, uma oferta dos leitores presentes, faz sempre com que se termine em alegre cavaqueira e risota, quando não acaba em "verso" - como foi o caso dessa noite, onde alguns brindaram com poesia e graça a noite escura.

3 comentários:

Maria Izabel Viégas disse...

Lucilia querida,
estou seguindo teu Blog pois ele é maravilhoso! Lindíssimo.
Puro bom gosto e conhecimento.
Obrigada pela gentileza de seguir-me.
Beijos n'alma!

Maria Izabel Viégas disse...

Quero também deixar o meu apreço pela beleza da tua terra lusitana. Vim através do link que a amiga querida astrid fez. Portugl é belíssmo. E conseguiste captar a alegria, os sentimentos no ar envolvendo tu, Astrid e Maria Paula!
Portugal __ em mim é extraordinário. A beleza está no foco do nosso olhar. Captamos tudo que "sentimos". As paisagens, nosso posts somos nós.
Então, és bela!
beijos n'alma!

Lucília Ramos disse...

Olá Isabel,

Fico-te muito grata pelas tuas palavras bondosas e amigas. O 'belo' está mesmo na contemplação e 'captação' da nossa alma.
Cuidemos, então, deste nosso belo Portugal, que o mesmo será cuidarmos da nossa alma - como tu tão bem o dizes.

Com amizade,

Lucília

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casa de Camilo - Noites de Insónia

«As “Noites de Insónia” têm como finalidade a descoberta de formas diferentes de aproximação aos textos camilianos, através da discussão em grupo de determinadas obras, escolhidas previamente. Do gosto pela leitura e da conversa sobre o que se lê, da troca de opiniões, de pontos de vista, de associações, procuraremos criar cumplicidades e desenvolver o gosto por uma leitura mais activa e partilhada da obra do romancista de Seide.» http://camilocastelobranco.org/index2.php?co=569&tp=6&cop=260&LG=0&mop=604&it=evento_lst Coordenadores: 2009 - Professor Cândido Oliveira Martins - Universidade Católica de Braga 2010 - Professor Sérgio Guimarães de Sousa - Universidade do Minho 2011 - Prof. João Paulo Braga

Encontros 2012 - Professor Sérgio

15 Fevereiro - "Memórias do Cárcere" - Discurso Preliminar
7 Março - "Memórias do Cárcere" - Do I capítulo ao V

Encontros 2011 - Professor Paulo

2011 "A Viúva do Enforcado" - 16 de Novembro - 21:30 "A Filha do Arcediago" - 19 de Outubro - 21:30 "As Aventuras de Basílio Enxertado" - 21 de Setembro - 21:30 "Maria Moisés" - 9 de Julho - 21:30 "O Cego de Landim" - 15 de Junho - 21:30 "O Retrato de Ricardina" - 4 de Maio - 21:30 "A Corja" - 6 de Abril - 21:30 "Eusébio Macário" - 9 de Março - 21:30 "A Sereia" - 9 de Fevereiro - 21:30

Encontros 2010 - Professor Sérgio

"Memórias de um suicida" - 30 de Novembro - 20h "O que fazem Mulheres" - 6 de Outubro - 21:30h "O Amor de Perdição" - 16 Junho - 20h "O Senhor do Paço de Ninães" - 21 Abril - 21h30 "Anátema" - 24 Março - 21h30 "A Bruxa de Monte Córdova" - 24 Fevereiro - 21h30 "A Queda dum Anjo" - 20 Janeiro - 21h30

Encontros 2009 - Professor Cândido

"Estrelas Propícias" - 11 Novembro - 20h "A Brasileira de Prazins" - 21 Outubro - 21h00 "Novelas do Minho" - 16 Setembro - 21h30 "Coração, Cabeça e Estômago" - 17 Junho - 21h30 "Vinte horas de Liteira" - 22 Maio - 21h30 "Memórias do Cárcere" - 30 Abril - 21h30