Casa de Camilo

Camilo Castelo Branco

Camilo Castelo Branco
"desenhos do rui" clicar na imagem

Seide Saúda-vos!

24 de maio de 2010

Mulheres de Camilo

Terminou a excelente exposição "Mulheres de Camilo", no Centro de Estudos Camilianos, em Seide.

E para fechar com chave de ouro, no sábado, dia 15 de Maio, foi apresentado o livro "Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco", no mesmo espaço onde se realizou a exposição.

Os organizadores da pesquisa sobre o tema do livro, professores universitários em Braga, Prof. Dr. Sérgio Guimarães de Sousa e Prof. Dr. José Cândido Oliveira Martins, moderadores das "Noites de Insónia"  - actividade que se realiza uma vez por mês na Casa de Camilo e onde é debatida uma obra camiliana, apresentaram o livro, já antes lançado na Feira do Livro em Braga.



Exposição "Mulheres de Camilo":

Mulheres de Camilo


Está patente na Sala de Exposições da Casa de Camilo – Centro de Estudos, a exposição "Mulheres de Camilo", pela qual se dão a conhecer figuras femininas de relevo na vida e na ficção camilianas: a mãe de Camilo, Joaquina Pereira de França, Patrícia Emília de Barros, Fanny Owen ... e Ana Plácido, a mulher que mais tempo passou junto do romancista e aquela que reuniu o que todas as outras foram para ele, de um modo apenas esporádico ou parcial.



Horário:
[SEG a SEX – 10h00 às 17h30]
[SÁB e DOM – 10H30 às 12H30 – 14H30 às 17H30]

http://www.camilocastelobranco.org/index2.php?1&it=evento&LG=0&SID=013a8bb15aff2d2ddecec1af8522d01d&mop=260&co=536

16 de maio de 2010

Camilo na Casa de Lamas - Vieira do Minho

Reviver Camilo Castelo Branco na Casa de Lamas, em Vieira do Minho

I I Mostra Espólio Casa de Lamas










Todas as fotos são da autora deste blogue.

Casa de Lamas - Vieira do Minho

I I Mostra Espólio Casa de Lamas


Numa primeira mostra do espólio da Casa de Lamas, o Centro Cultural orgulha-se de dar a conhecer ao público memórias e pedaços dum passado eterno através de cartas, fotografias, quadros e mobiliário. O Tempo encarregou-se de fazer a história. Nós abrimos as portas para que a possa conhecer!
Corria o ano de 1779, quando D. Maria I outorgou por Carta Régia o brasão da Casa de Lamas. Alexandre José de Lemos, Professo na Ordem de Christo, Capitão-mor de Vieira, Cônsul de Génova em Caminha, foi fundador daquele que é um dos edifícios mais imponentes da região e o primeiro de muitos nomes poderosos que habitaram a Casa de Lamas.

Álvaro José de Miranda Magalhães e Menezes, Bacharel formado em Direito, Presidente da Câmara de Vieira, Juíz substituto na mesma Comarca, senhor da Casa da Cuqueira e do morgado de Dentro da Villa em Ruivães, e Margarida Emília Rebello Vieira de Lemos, legítima herdeira da fortuna de Lamas e bisneta do fundador, casam por volta de 1923, fazendo com que, no séc XIX, os laços genealógicos de Lamas fossem já tão vastos, que dominavam todas as terras de Vieira
Álvaro de Lemos Magalhães, terceiro neto do fundador e senhor da Casa de Dentro de Ruivães, da Casa da Cuqueira no Mosteiro e da Casa do Outeiro em Rossas, nasce a 1896. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi conservador em Conservatórias do Registo Predial da região e o último senhor legítimo da Casa de Lamas. Casa com Maria Emília Faria de Freitas, com quem teve seis filhos: Álvaro, José, António, Maria, Alexandre e Adelino Ângelo. Estes foram os últimos habitantes do Solar de brasão.

“Há naquelle pateo de entrada uma manifestação de riqueza solida e fidalga, que não tem o afan de se mostrar, de fazer reclamo, como sucede nas habitações modernas. Vê-se alli ainda claramente manifestado o trabalho de algumas gerações desejosas de perpetuar um nome engrandecendo-o e, com essa nota altruista do amor de familia, da intimidade pelos que estimamos, tambem se evidencia o amor da terra, que os possuidores da casa mostravam que queriam respeitada e solidamente poderosa."

VIEIRA, José C. A. (introd. Luís Jácome); Vieira do Minho - Notícia Histórica e Descritiva , Edição fac-simile da edição de 1925; Braga; “O Jornal de Vieira”; 2000 - ´Notícia da Revista “O Ocidente” nº de 20 de Fevereiro de 1902, referente à Casa de Lamas.



Centro Cultural Casa de Lamas
Largo Prof. Brás da Mota
4850-525 Vieira do Minho

Horário:
Segunda, Quinta e Sexta das 9h às 13h e das 14h às 17h

Sábados e Domingos das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17h

Encerrado às Terças e Quarta

4 de maio de 2010

Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco



Sérgio Guimarães de Sousa e José Cândido de Oliveira Martins organizaram o livro de ensaios intitulado Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco, Opera Omnia, 2010 (269 págs.).


...

Trata-se de um conjunto de estudos críticos, da autoria de investigadores de várias universidades (de Portugal, Espanha e Brasil). Procurando ler Camilo a partir de renovadoras orientações temáticas e críticas, estes ensaios centram-se na importante questão do desejo, que atravessa o universo ficcional camiliano.
Da introdução do livro: “A ficção camiliana, muito assente no conflito entre a paixão e a razão, tem como ponto nevrálgico, por assim dizer, o desejo. As novelas de Camilo oferecem, deste modo, um amplo campo de estudo extremamente fértil para abordar esta questão nas suas múltiplas perspectivas e implicações. Não deixa, por isso, de ser um tanto curioso constatar que a bibliografia passiva de Camilo, mesmo a mais recente, carece de estudos especificamente focados sobre o desejo. Ao reunir, nesta colectânea, textos de um conjunto de investigadores, que aceitaram prontamente o desafio de reler Camilo na óptica do desejo, quisemos colmatar esta lacuna.”

Para maior informação sobre o conteúdo, particulariza-se o índice desta obra:

– Introdução (Sérgio Guimarães de Sousa e José Cândido de Oliveira Martins)

– Lembrando José Carlos Barcellos (Sérgio Nazar David)

– Desejo, concupiscência e estabilidade social: os Vulcões de lama humanos e os ilusórios remédios divinos (Elias J. Torres Feijó)

– Retórica contida do desejo em Doze Casamentos Felizes de Camilo Castelo Branco (José Cândido de Oliveira Martins)

– Masculinidade e modernidade em Camilo Castelo Branco (José Carlos Barcellos)

– Camilo: limites do desejo no mundo do capital (Paulo Motta Oliveira)

– “Amar até doer” – O desejo do amor e a perdição dos desejos (Rosário Luppi Belo)

– Coisas da terra e do céu – Amor, desejo e humor na ficção camiliana (Serafina Martins)

– Desejo mimético n’O santo da montanha (Sérgio Guimarães de Sousa)

– O século de Silvestre da Silva (Sérgio Nazar David).


Publicado



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casa de Camilo - Noites de Insónia

«As “Noites de Insónia” têm como finalidade a descoberta de formas diferentes de aproximação aos textos camilianos, através da discussão em grupo de determinadas obras, escolhidas previamente. Do gosto pela leitura e da conversa sobre o que se lê, da troca de opiniões, de pontos de vista, de associações, procuraremos criar cumplicidades e desenvolver o gosto por uma leitura mais activa e partilhada da obra do romancista de Seide.» http://camilocastelobranco.org/index2.php?co=569&tp=6&cop=260&LG=0&mop=604&it=evento_lst Coordenadores: 2009 - Professor Cândido Oliveira Martins - Universidade Católica de Braga 2010 - Professor Sérgio Guimarães de Sousa - Universidade do Minho 2011 - Prof. João Paulo Braga

Encontros 2012 - Professor Sérgio

15 Fevereiro - "Memórias do Cárcere" - Discurso Preliminar
7 Março - "Memórias do Cárcere" - Do I capítulo ao V

Encontros 2011 - Professor Paulo

2011 "A Viúva do Enforcado" - 16 de Novembro - 21:30 "A Filha do Arcediago" - 19 de Outubro - 21:30 "As Aventuras de Basílio Enxertado" - 21 de Setembro - 21:30 "Maria Moisés" - 9 de Julho - 21:30 "O Cego de Landim" - 15 de Junho - 21:30 "O Retrato de Ricardina" - 4 de Maio - 21:30 "A Corja" - 6 de Abril - 21:30 "Eusébio Macário" - 9 de Março - 21:30 "A Sereia" - 9 de Fevereiro - 21:30

Encontros 2010 - Professor Sérgio

"Memórias de um suicida" - 30 de Novembro - 20h "O que fazem Mulheres" - 6 de Outubro - 21:30h "O Amor de Perdição" - 16 Junho - 20h "O Senhor do Paço de Ninães" - 21 Abril - 21h30 "Anátema" - 24 Março - 21h30 "A Bruxa de Monte Córdova" - 24 Fevereiro - 21h30 "A Queda dum Anjo" - 20 Janeiro - 21h30

Encontros 2009 - Professor Cândido

"Estrelas Propícias" - 11 Novembro - 20h "A Brasileira de Prazins" - 21 Outubro - 21h00 "Novelas do Minho" - 16 Setembro - 21h30 "Coração, Cabeça e Estômago" - 17 Junho - 21h30 "Vinte horas de Liteira" - 22 Maio - 21h30 "Memórias do Cárcere" - 30 Abril - 21h30